Notícias de saúde

Computador Ajuda na Cirurgia de Joelho

Por Matthew Harris

RIO DE JANEIRO (Reuters Health) - O uso de sensores ligados a computador durante cirurgias para colocação de prótese no joelho pode aumentar a exatidão do posicionamento da articulação. O novo procedimento reduz o risco de afrouxamento, desgaste e rompimento da prótese, aumentando seu tempo de vida útil.

A técnica foi apresentada durante o Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, no Rio, por Hammuth Kiefer, de Bunde (Alemanha). Kiefer acredita que o uso de sensores vai melhorar dramaticamente os resultados das cirurgias para colocação de próteses nos joelhos ao eliminar o risco de erro humano.

Com sensores acima e abaixo da articulação, computadores podem mostrar aos cirurgiões a posição exata do eixo mecânico da perna, assegurando que os dois componentes da prótese estejam em perfeito alinhamento. Em um estudo realizado por Kiefer, foi demonstrado que o equipamento ajudou a obter um alinhamento perfeito na maioria dos pacientes estudados.

"O implante de uma prótese sempre resulta em 4 ou 5 graus de desvio no eixo mecânico da articulação que, com o passar do tempo, se torna prejudicial para a prótese e também para as articulações próximas, como a do quadril ou do tornozelo, que precisam compensar o erro", disse o pesquisador à Reuters Health. "Esperamos que a tecnologia reduza a necessidade de revisão cirúrgica", disse Kiefer.

Segundo José Franco, presidente do congresso, a Universidade de São Paulo começou recentemente a usar a técnica se tornando o primeiro hospital da América do Sul a dispor dessa tecnologia.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários