Notícias de saúde

Efeito da Cirurgia Cardíaca a Laser é Prolongado

Por Martha Kerr

NOVA ORLEANS (Reuters Health) - Um procedimento que usa laser para criar pequenos "túneis" no tecido cardíaco proporciona alívio prolongado para um tipo de dor forte no peito chamada angina, informaram pesquisadores na terça-feira.

A angina é o resultado de um fluxo sanguíneo insuficiente para o coração. No procedimento chamado revascularização transmiocárdica (TMR, sigla para transmyocardial revascularization), os cirurgiões usam laser para criar canais que penetram no músculo do coração.

Os canais precisam ter toda a espessura do músculo pois, conforme os cirurgiões, é o ponto crítico do procedimento.

No estudo chefiado por Keith Horvath da Northwestern University, em Chicago (Illinois), 78 pessoas com angina grave e instável que não eram candidatos a outras cirurgias cardíacas foram submetidos a TMR.

A idade média dos pacientes era de 61 anos e 93 por cento do grupo já tinha sido submetido a, pelo menos, um procedimento de bypass.

Horvath anunciou os resultados do estudo de cinco anos durante o encontro anual da American Heart Association e informou que alguns pacientes foram acompanhados durante oito anos.

Cinco anos depois do procedimento, os sintomas da angina tinham melhorado na maioria dos pacientes, informou o pesquisador. Os efeitos persistiram e Horvath verificou algumas evidências de que os pacientes continuaram a melhorar ao longo do tempo.

Os médicos não estão seguros sobre como a TMR funciona. Originalmente, pensavam que os canais criados melhoravam o fluxo sanguíneo para o músculo do coração, fato que poderia explicar a redução da angina.

Alguns, mas não muitos canais, permaneceram abertos ao longo do tempo. "Isto pode explicar os efeitos precoces, mas os efeitos positivos aumentaram ao longo do tempo", enquanto a maioria dos canais fechou, declarou o pesquisador.

Horvath acredita que o mecanismo principal de ação da TMR é que promove o crescimento de novos vasos sanguíneos. O pesquisador sugere que no futuro, "o maior uso da TMR será junto com o bypass. Faz sentido combinar os dois", disse.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited

Faça o seu comentário
Comentários