Notícias de saúde

Uso da Equinácea é Seguro Durante Gravidez

Por Charnicia E. Huggins

NOVA YORK (Reuters Health). Algumas ervas medicinais podem não ser recomendadas para uso durante a gravidez, mas a popular equinácea parece ser segura para futuras mamães.

"A erva não mostrou oferecer risco durante a gravidez", segundo o coordenador do estudo Michael Gallo, toxicologista do Hospital Infantil, em Ontário (Canadá).

Os pesquisadores estudaram 206 mulheres que usaram equinácea durante a gravidez e outras 206 mulheres que não usaram a erva.

Não houve diferença estatística entre os dois grupos em termos de resultados da gravidez, método do parto, ganho de peso da mãe, peso do bebê ao nascer ou sofrimento fetal, informaram os autores em artigo publicado na edição de 13 de novembro do Archives of Internal Medicine.

Da mesma forma, não houve grande diferença entre os dois grupos em relação a más formações congênitas, indicou o relato.

Gallo ficou surpreso ao verificar que "ao contrário do que ocorre com medicamentos prescritos ou adquiridos na farmácia sem receita, as grávidas foram menos cautelosas com a equinácea porque acharam que oferecia pouco risco".

"Os agentes de saúde também não se mostraram preocupados com o uso da erva", disse Gallo à Reuters Health. "Mais da metade sugeriu que a equinácea era segura, mesmo sabendo que não havia estudos a respeito".

Embora o trabalho de Gallo ateste a segurança da erva, o pesquisador enfatizou que mais estudos são necessários.

"Como o uso das ervas medicinais continua crescendo e seu emprego durante a gravidez se torna cada vez mais popular, a necessidade de pesquisa nos níveis básico e clínico se torna mais evidente", disse o especialista. "Não deveríamos confiar na suposição potencialmente falsa de que 'natural' é sinônimo de 'seguro"'

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários