Notícias de saúde

Crianças Obesas Estão Sob Maior Risco de Diabete ao Crescer

Por Ransdell Pierson

NOVA ORLEANS (Reuters) - Crianças obesas estão 53 vezes mais propensas a apresentar resistência à insulina, uma síndrome que normalmente precede o desenvolvimento da diabete do tipo 2 ou "de início na idade adulta", de acordo com um estudo da Universidade da Carolina no Norte, em Chapel Hill.

A diabete do tipo 2, que afeta cerca de 15 milhões de norte-americanos, manifesta-se na meia-idade e está relacionada à obesidade.

A outra forma menos comum de diabete, do tipo 1, é uma condição hereditária que se caracteriza pela produção deficiente de insulina. Os dois tipos são potencialmente mortais e a principal causa de cegueira e amputação.

JoAnne Harrel disse que o estudo destaca que a incidência crescente da obesidade entre crianças norte-americanas pode colocá-las sob risco de desenvolvimento de diabete do tipo 2 na adolescência ou idade adulta jovem.

"No geral, atualmente, menos de 1 por cento das crianças nos Estados Unidos têm diabete. Mas isso pode mudar se continuarmos a produzir crianças obesas", alertou Harrel, acrescentando que a taxa de obesidade norte-americana dobrou na década passada.

O estudo com 688 crianças de áreas rurais entre 11 e 14 anos analisou uma tríade de fatores de risco para doenças cardíacas que é considerada uma marca da resistência à insulina.

A insulina é um hormônio natural que retira o excesso de açúcar, ou glicose, do sangue. À medida que as pessoas se tornam obesas, o organismo tem que produzir quantidades cada vez maiores do hormônio para manter os níveis de glicose sob controle.

Mas, eventualmente, a insulina perde sua capacidade de realizar esta função, tornando-se "resistente", e permite que a glicose atinja níveis anormais que caracterizam a diabete.

Os fatores de risco clássicos para resistência à insulina estudados por Harrel são altos níveis de insulina, pressão sanguínea alta e níveis elevados de gorduras conhecidas como triglicérides ou baixos níveis de HDL, ou colesterol "bom", que protege o coração.

Crianças com somente um dos fatores de risco estavam duas a seis vezes mais propensas a serem obesas, enquanto aquelas com dois fatores de risco estavam oito a 14 vezes mais propensas.

"Crianças que eram obesas estavam 53 vezes mais propensas a apresentar resistência à insulina (tendo todos os três fatores) do que aquelas que não eram obesas", destacou a pesquisadora em entrevista durante o encontro anual da American Heart Association (Associação Americana de Coração), em Nova Orleans.

Normalmente, a resistência à insulina está presente, mas desconhecida, dez anos antes do diagnóstico da diabete do tipo 2. Harrel acredita que um número crescente de crianças norte-americanas obesas poderá ter de enfrentar a diabete do tipo 2 ainda na juventude.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários