Notícias de saúde

Preço Provoca Queda nas Vendas de Medicamentos no Rio de Janeiro

O Sindicato das Farmácias do Estado do Rio de Janeiro realizou uma pesquisa que mostrou uma queda de 10% nas farmácias da zona sul e 40% na baixada fluminense. Com o movimento menor que agravado pela queda do lucro líquido já causou o fechamento de mais de mil farmácias em todo o estado do Rio .

Segundo o Sindicato mais de 80% de mil farmácias já fecharam suas portas desde o ano de 1996. Por um outro lado, os preços altos dos medicamentos não se restringem apenas aos remédios oferecidos pelas farmácias. Os medicamentos produzidos para a rede hospitalar estão sofrendo reajustes com freqüência. Os medicamentos importados quando chegam ao Brasil ficam com o preço até 300% mais caros que os preços cobrados na Europa, por exemplo.

De acordo com o Conselho de Farmácias de Brasília, as diferenças mais expressivas são os casos de produtos de alta complexidade (casos de transplante e câncer). No Brasil eles são importados para abastecer os hospitais. Nos Estados Unidos, os preços são altos, mas os consumidores têm a opção de genéricos que normalmente são 30% mais baratos.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários