Notícias de saúde

Cientistas Acham Pista que Liga Mortes por Vaca Louca a Carne

Por Mike Collett-White

LONDRES (Reuters) - Médicos que investigaram cinco mortes de doença da vaca louca em um vilarejo inglês afirmaram na quarta-feira que a carne de vaca pode ser a causa comum das mortes, embora ainda não existam provas.

A investigação teve início em julho, quando cinco casos da nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (vCJD), a forma humana letal da encefalopatia espongiforme bovina (BSE) ou doença da vaca louca, foram relatados em uma pequena área do vilarejo de Queniborough.

Todas as vítimas da doença morreram e cientistas esperam que os casos de Queniborough possam ajudar a desvendar o mistério científico da vCJD.

A doença já matou 85 pessoas na Grã-Bretanha desde metade da década de 90 e provocou uma onda de temor em toda a Europa.

"Se pudermos descobrir a relação será importante, então, garantir que as medidas sendo tomadas (para combater a doença) sejam certas", disse Philip Monk, coordenador da investigação, à Reuters.

Monk afirmou que diversas teorias de como a doença foi transmitida a humanos através de merenda escolar, água, injeções e comida de bebê foram eliminadas.

"Todas as vítimas comeram carne de vaca e não conseguimos descobrir qualquer outra relação", acrescentou Monk.

A investigação, que deve ser concluída em março do ano que vem, pretende identificar as fontes da carne de vaca, desde o abatedouro até o açougue.

Um relatório provisório revelou que não havia um único fornecedor de carne de vaca ou de produtos de carne de vaca.

O governo britânico disse que muitas das vítimas de Queniborough podem ter sido expostas ao agente infeccioso "há muitos anos".

Acredita-se que eles contraíram a vCJD nos final da década de 80 através do consumo de carne infectada.

Desde que a vCJD foi identificada pela primeira vez, em 1996, cientistas continuam divididos em relação à forma como a doença é transmitida a humanos. A maioria acredita que ela é causada por proteínas príon que podem fazer com que o cérebro adquira um aspecto esponjoso e as pessoas, eventualmente, morram.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários