Notícias de saúde

Exercícios Ajudam Prematuros a Ganhar Peso

NOVA YORK (Reuters Health) - Um programa diário de exercícios ajuda prematuros saudáveis a ganhar peso e fortalecer ossos, de acordo com pesquisadores da Universidade de Utah, em Salt Lake City.

"É um método simples e não invasivo de ajudar esses bebês a crescer", disse Laurie J. Moyer-Mileur em entrevista à Reuters Health.

Moyer-Mileur e sua equipe compararam recém-nascidos com atividade física diária -- que envolvia delicados alongamentos de braços e pernas "para combater a resistência passiva da criança" -- com bebês que não foram incluídos no programa de exercícios.

Os bebês que participaram do estudo eram prematuros saudáveis que pesavam entre 800 e 1.600 gramas ao nascer, entre a 26a. e 32a. semana de gravidez.

Os exercícios continuaram até que os bebês atingissem peso de 2 quilogramas.

De acordo com o trabalho, publicado no número de novembro da Pediatrics, os bebês do grupo com atividades apresentaram ganhos de peso consideravelmente maiores que os demais, embora o consumo de nutrientes tenha sido praticamente o mesmo nos dois grupos.

O antebraço cresceu em média 4 centímetros nos bebês que faziam exercícios e 3,1 centímetros nos demais.

Outras pesquisas indicam que a formação dos ossos foi mais lenta nos bebês que não fizeram exercícios.

"Tenho recebido vários pedidos de informações sobre como fazer esses exercícios não apenas de médicos dos Estados Unidos, mas também da França, Alemanha e Grã-Bretanha", disse Moyer.

"Agora estamos tentando ensinar as mães para fazer esses movimentos para ver se obtemos os mesmos resultados", explicou.

"Vamos ampliar o trabalho também para bebês criticamente doentes, porque acreditamos que eles podem precisar ainda mais da atividade física que os prematuros saudáveis. Eles talvez se beneficiem ainda mais da nova técnica", disse a especialista.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários