Notícias de saúde

Gêmea Siamesa Apresenta Progressos Após Cirurgia

LONDRES (Reuters) - Um hospital britânico afirmou na quarta-feira que a gêmea siamesa que sobreviveu à controvertida operação que a separou de sua irmã apresentava "progressos contínuos".

"Jodie continua em estado crítico, mas sua situação é estável e ela vem fazendo progressos contínuos", afirmou uma porta-voz do Hospital St. Mary, de Manchester, norte da Inglaterra.

Segundo os médicos, se não fossem separadas, as duas gêmeas de 3 meses de idade iriam morrer. Os cirurgiões então optaram por salvar Jodie, a mais forte das irmãs, e sacrificaram Mary, que morreu na cirurgia.

A operação de 20 horas, ocorrida na terça-feira, colocou fim a semanas de discussões jurídicas e éticas a respeito da separação de Jodie e Mary, cujos pais, católicos, viajaram de Malta à Grã-Bretanha em busca de auxílio médico.

Cirurgiões, advogados e membros da Igreja Católica discutiram por semanas sobre qual deveria ser o destino das meninas. Os pais se opunham à operação e defendiam que se deveria deixar que a natureza seguisse seu curso.

Josephine Quintavalle, cujo grupo de combate ao aborto tentou impedir a separação das gêmeas na Justiça, afirmou que estudava dar início a uma nova ação legal.

"Há uma questão de princípios em jogo aqui. Já é tarde demais para Mary, mas há implicações de longo prazo para pessoas com deficiências físicas. Estamos estudando o caso para saber se há razão suficiente para recorrermos à Corte Européia de Direito Humanos", disse Quintavalle, líder da Prolife Alliance.

As gêmeas, cujos nomes Jodie e Mary são fictícios, nasceram no último dia 8 de agosto unidas pelo abdômen e pela espinha dorsal. Elas dividiam um coração e um par de pulmões.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários