Notícias de saúde

Gêmeas Nepalesas Serão Separadas em Cingapura

CINGAPURA (Reuters) - Cirurgiões em Cingapura enfrentam a tarefa arriscada e delicada de tentar separar gêmeas siamesas do Nepal, unidas pela cabeça. As meninas de 6 meses de idade estão na capital com os pais e a avó há cerca de um mês para o complicado procedimento, que será realizado por um neurocirurgião pediátrico.

Uma porta-voz do Hospital Geral de Cingapura preferiu não comentar a situação das gêmeas ou a data em que a operação será realizada. "Podemos apenas confirmar que as gêmeas estão no hospital e que são do Nepal", disse a porta-voz à Reuters, na quinta-feira.

Gêmeos unidos, nome apropriado para gêmeas siamesas, ocorre uma vez em cada 50 a 100 mil nascimentos quando um óvulo fertilizado não se divide completamente para formar bebês separados. Gêmeos ligados pela cabeça estão entre os casos mais raros.

O jornal Straits Times informou quinta-feira que o neurocirurgião responsável pelo caso no Nepal escolheu o Hospital Geral de Cingapura em vez de centros médicos norte-americanos, porque o hospital já tinha realizado operações complicadas em pacientes nepaleses.

Esta semana, na Grã-Bretanha, médicos separaram as gêmeas de 3 meses de idade de Malta em uma operação polêmica que matou uma das crianças para dar chance de viver à outra.

O Hospital St. Mary, em Manchester, informou quarta-feira que Jodie, considerada a mais forte das duas irmãs, estava fazendo progressos depois da maratona de procedimentos médicos que custou a vida de Mary. As meninas nasceram unidas pelo abdômen com a espinha dorsal fundida e receberam nomes falsos para preservar sua identificação.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários