Notícias de saúde

Vietnã Deve Ter 165 mil Infectados por HIV Até o Fim do Ano

HANÓI (Reuters) - O segundo homem do comitê nacional para a AIDS do Vietnã estimou na terça-feira que o país terá, até o final deste ano, entre 140.000 e 165.000 pessoas infectadas pelo HIV, vírus causador da Aids.

"A situação está tornando-se cada vez mais séria", disse Nguyen Chung A, vice-presidente do Comitê Nacional para a Prevenção do HIV/AIDS, durante uma entrevista coletiva em Hanói.

Ele informou que um total de 26.333 casos de infecção por HIV foram detectados, enquanto 4.305 desenvolveram Aids e 2.218 pessoas morreram.

No ano passado, dados oficiais levantaram 17.130 casos de infecção por HIV.

Chung A disse que a luta do Vietnã contra a epidemia teve algum sucesso, já que especialistas previram em 1993 que o número de portadores de HIV seria superior a 570.000 ao final de 2000.

Contudo, a batalha para controlar a doença encontra obstáculos em um país onde os problemas sexuais são raramente discutidos em público e mais de 90 por cento dos dependentes de drogas retornam ao vício após deixarem os centros de reabilitação.

Chung A acrescentou que outro fator é a inadequada produção de preservativos que, associada à baixa qualidade dos importados da China, pode aumentar os riscos de contaminação.

O Vietnã, com uma população estimada de 79 milhões, apresenta uma próspera indústria da prostituição e um crescente problema de drogas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários