Notícias de saúde

Jogo Ensina Sobre a Prevenção da Aids

A Assembléia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas) decidiu, na última Sexta-feira, programar uma sessão especial sobre a Aids em junho do ano que vem. O objetivo é assegurar um comprometimento global para intensificar os esforços na luta contra a doença. Segundo a Unaids (programa da ONU sobre a doença), quase 19 milhões de pessoas morreram de Aids até hoje, sendo 3,8 milhões de crianças. De acordo com as estimativas 4,3 milhões de pessoas são portadoras do vírus HIV e, somente no ano passado 5,4 milhões foram infectadas.

Preocupados com os números alarmantes, a Organização Não-Governamental Kaplan, especializada em sexualidade humana e em parceria com os Laboratórios Pfizer, desenvolveu o jogo “Aprendendo a Viver”, voltado para a prevenção da doença. Dirigido para crianças a partir de sete anos e sem limite de idade, o jogo, é composto por um tabuleiro e cartas que ensina como se prevenir contra a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

“O foco deste jogo é a prevenção contra as formas de contágio da Aids – tanto por sexo ou pelo uso de drogas”, explica o psicólogo Maurício Torselli, autor do “Aprendendo a Viver”. O tabuleiro é como se fosse uma cidade, como casas, escola, posto de saúde, clubes e festas. O objetivo é que os participantes passem por todos os locais sem se infectar. Através das cartas, o jogador vivencia uma série de situações – que podem ser de risco ou não, dependendo das escolhas de cada participante.

São três tipos de cartas: as cartas de pergunta e resposta, as cartas-desafio (onde os participantes devem dramatizar, fazer mímicas ou usar recursos como o desenho para vivenciar uma determinada situação) e as chamadas cartas ação (quando o jogador deve chegar a um local e vivenciar outra situação de risco). Todas as vivências contam pontos. “Dependendo das escolhas, os participantes podem ganhar ou perder pontos”, esclarece o autor.

O jogo foi distribuído para as crianças e adolescentes da Casa da Solidariedade, em São Paulo. “Cerca de 240 jogos foram entregues na instituição”, afirma. O lançamento oficial do “Aprendendo a Viver” está previsto para o dia 30 de novembro. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 0800-552533.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários