Cientistas Identificam Proteína que Poderá Regenerar Neurônio

Por Maggie Fox

WASHINGTON (Reuters) - Cientistas identificaram uma proteína que é importante para ajudar na regeneração de neurônios lesados. De acordo com os pesquisadores, a proteína poderá ser usada no desenvolvimento de novos tratamentos para danos na medula espinhal e resultantes de derrame.

A proteína, chamada inosina, atua como uma espécie de ativador-mestre de uma série de genes envolvidos no crescimento de neurônios, de acordo com os pesquisadores do Hospital Infantil de Boston e da Universidade de Harvard.

"A inosina ativa uma constelação completa de genes", disse Larry Benowitz, coordenador do estudo.

No ano passado, Benowitz e sua equipe descobriram que a inosina poderia fazer com que novos axônios -- os dentritos através dos quais os neurônios se comunicam -- crescessem em neurônios de ratos.

De acordo com os pesquisadores, quando esses novos axônios se encontraram, eles formaram sinaspses -- as ligações através das quais os neurônios enviam mensagens uns aos outros.

Os cientistas pretendem apresentar essa descoberta no encontro da Sociedade de Neurociência, em Nova Orleans, no final deste mês.

No estudo mais recente, publicado no Journal of Neuroscience, os cientistas descobriram que a inosina atravessa a membrana dos neurônios e ativa uma enzima que controla o programa molecular da célula para o crescimento de axônios.

"Acreditamos que ter como alvo direto e ativar a cinase, uma enzima, dentro da célula, é a parte mais importante do processo de sinalização que ativa o crescimento", explicou Benowitz.

"Esperamos que, talvez no ano que vem, a inosina esteja disponível em clínicas para o tratamento de derrame e outros distúrbios do sistema nervoso central", disse Marc Lanser, chefe científico da Boston Life Sciences, a empresa de tecnologia que fabrica a inosina.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.