Notícias de saúde

Centro de Estudos das Toxicomanias da UFPR Oferece Atendimento Gratuito

Um encontro de estudantes e profissionais interessados na abordagem psicanalítica das toxicomanias, realizado entre os dias 28 e 30 de outubro no Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), marcou a apresentação oficial do Centro de Estudos das Toxicomanias (CET) Claude Olievenstein – nome dado em homenagem a uma das maiores autoridades mundiais em toxicomania.

O centro, que já funcionava desde março, foi criado para desenvolver a pesquisa, o ensino, o tratamento e a prevenção da doença. De acordo com o psicanalista Victor Eduardo Silva Bento, diretor do CET, as toxicomanias pesquisadas não se referem somente às drogas ou ao álcool, mas também outras formas de dependência, como a comida ou o sexo. Segundo ele, o CET é uma referência dentro do universo de orientações psicanalíticas. “A diferença entre o CET e os centro de toxicomania existentes atualmente é que, aqui, a doença é vista sob o prisma do interior, do inconsciente”, explica.

Bento explica que, de acordo com a Psicanálise, a intoxicação não está ligada com os agentes causadores de dependência em si. “A toxicomania apresenta uma tonalidade narcisista intensa, isolando o indivíduo em seu mundo interno e impedindo que ele estabeleça uma troca de informações adequada com a sociedade”, afirma o professor.

Os pacientes do centro são alunos e servidores da universidade, além de pessoas da comunidade. O primeiro contato é feito por telefone, na Secretaria do Centro de Psicologia Aplicada e, depois, é feita a avaliação pelo CET. A entidade oferece psicoterapia individual, em grupo, além de orientações para família. O atendimento é gratuito.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários