Notícias de saúde

França Tem 7 Novos Casos de Vaca Louca

PARIS (Reuters) - A França anunciou na sexta-feira o registro de sete novos casos da doença da vaca louca em meio ao crescente temor dos consumidores, depois que supermercados inadvertidamente venderam carne possivelmente contaminada pela doença degenerativa cerebral fatal.

As novas descobertas elevam para 78 o número de casos da encefalopatia bovina espongiforme (BSE) relatados este ano na França. No ano passado, o país registrou 30 casos de BSE.

Dos sete novos casos, seis foram detectados pelo sistema de vigilância tradicional, enquanto o sétimo foi identificado pelo novo programa de teste da BSE, lançado em junho.

As autoridades eliminaram os sete animais assim como os rebanhos a que pertenciam, em um total de 531 animais.

No início da semana, três cadeias de varejistas alertaram os consumidores que tinham vendido carne de um rebanho do oeste da França, onde havia uma vaca com BSE.

Aproximadamente dez produtores de ração animal ou tripas também receberam órgãos internos e produtos derivados de carne do mesmo rebanho contaminado pela BSE, iniciando um esforço para rastrear a comida contaminada.

As revelações forçaram o governo a considerar mais medidas de precaução contra a disseminação da doença, como proibir que a alimentação animal seja feita com produtos derivados de outros animais. Atualmente, a França só proibiu o uso desses produtos na alimentação do gado.

Também foram feitos apelos por mais programas sistemáticos para testar a BSE no gado.

Segundo o ministro da Agricultura, Jean Glavany, o governo estaria disposto a realizar testes nos 5 ou 6 milhões de bovinos abatidos anualmente na França, mas a medida necessitaria tempo para instalar a infra-estrutura necessária.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários