Notícias de saúde

Homens Lidam Bem com Infertilidade, Diz Pesquisa

NOVA YORK (Reuters Health) - Acredita-se que a infertilidade destrói a vida de muitos casais, mas uma nova pesquisa revela que os homens lidam bem com o lado emocional de seus próprios problemas de fertilidade.

Em um estudo com 60 homens sob tratamento de fertilidade, cientistas descobriram que o bem-estar psicológico dos pacientes estava intacto -- na verdade, tão forte quanto o de 30 futuros pais.

Os resultados foram tão consistentes entre os homens que, segundo os pesquisadores, eles não refletem uma negação estereotipada das emoções.

David C. Cumming, da Universidade de Alberta, em Edmonton, Canadá, disse à Reuters Health que não vê necessidade de aconselhamento psicilógico pata todos os casais. De acordo com Cumming, no entanto, esta é uma sugestão comum.

As descobertas de Cumming e sua equipe estão publicadas na edição de outubro de Fertility and Sterility.

Os pesquisadores estudaram três grupos de homens: com fertilidade normal; homens que faziam parte de um casal com "infertilidade sem explicação"; e homens que eram inférteis devido a anormalidades no esperma.

Testes de depressão, ansiedade, auto-estima e outros fatores psicológicos revelaram que não houve diferenças entre os três grupos.

De acordo com Cumming, homens inférteis pareciam enfrentar bem seus problemas, em vez de ficarem bravos ou "enterrarem suas cabeças na areia".

"O que é claro do estudo é que respostas saudáveis e construtivas ao estresse (da infertilidade) predominam", disse o pesquisador. "Os homens tentam buscar soluções, em vez de ignorar o problema na esperança de que ele desapareça", acrescentou Cumming.

O pesquisador destacou, no entanto, que existem poucas pesquisas sobre infertilidade masculina e seus efeitos emocionais. "Acredito que respostas à infertilidade precisam ser mais estudadas em homens e mulheres", afirmou.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários