Notícias de saúde

Descoberta relação entre anormalidades no sêmen e maior mortalidade

30 de maio de 2014 (Bibliomed). Existe relação entre parâmetros do sêmen e a mortalidade em homens avaliados para infertilidade? Uma nova pesquisa sugere que homens inférteis devido a defeitos no seu sémen e esperma são mais propensos a morrer mais precocemente do que os homens com sêmen normal.

A pesquisa foi publicada online na revista Human Reproduction de maio de 2014. Os pesquisadores revisaram os registros médicos de cerca de 12.000 homens com idades entre 20 a 50 anos e que haviam visitado tanto a Escola de Medicina de Stanford (Califórnia) ou do Baylor College of Medicine (Texas), para ser avaliados para uma possível infertilidade.

Verificou-se que durante um período de cerca de oito anos, os homens com duas ou mais anormalidades em seu sêmen tiveram um risco de morte que era mais do que o dobro dos homens com sêmen .
Um baixo volume de sêmen,  baixa concentração de espermatozóides, menor motilidade do esperma, baixa contagem total de espermatozóides e baixa contagem total de espermatozóides móveis foram associados com maior risco de morte. Em contraste, a morfologia anormal dos espermatozoides não foi associada com a mortalidade.

Segundo os autores, sabendo disso, os médicos que tratam os homens para a infertilidade deve aconselhá-los a adotar hábitos saudáveis ​​que possam aumentar a sua sobrevivência.

Fonte: Human Reproduction, 15 de maio de 2014, doi: 10.1093/humrep/deu106

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários