Notícias de saúde

Cientistas Identificam Proteína Ligada ao Sentido do Tato

SÃO PAULO (Reuters) - Pesquisadores norte-americanos identificaram uma proteína que pode desempenhar um papel importante na percepção do toque suave, uma descoberta que pode ser o primeiro passo para entender a base molecular do tato.

"Este trabalho identificou um dos componentes moleculares que podem formar um receptor sensorial para o toque suave em mamíferos", disse em um comunicado Maggie P. Price, da Universidade de Iowa, em Iowa, EUA.

De acordo com o estudo, publicado na edição de 26 de outubro da revista Nature, a proteína, chamada de canal de sódio do cérebro 1 (BNC1), foi inicialmente identificada no cérebro, mas também estava presente em nervos sensoriais.

Para testar a função da proteína BNC1, cientistas da Universidade de Iowa e do Centro Max-Delbruck (MDC) para Medicina Molecular, em Berlim, Alemanha, usaram camundongos geneticamente modificados para não produzir a proteína.

Os pesquisadores descobriram que os animais sem BNC1 apresentaram um déficit muito específico e seletivo em um tipo de percepção de toque e seus mecanorreceptores (receptores de tato na pele, por exemplo) eram muito menos sensíveis.

Os cientistas também demonstraram que a proteína BNC1 envolve os folículos pilosos, como era de se esperar de uma proteína relacionada ao tato.

"A proteína BNC1 é um canal iônico localizado nas extremidades dos nervos ao redor dos folículos pilosos. Quando o pêlo se move, ao canais se abrem e o fluxo de íons faz com que um sinal elétrico seja enviado através da fibra nervosa longa para a medula espinhal e de lá para o cérebro", explicou Price.

Michael Welsh, da Universidade de Iowa, destacou que a descoberta do papel da BNC1 abre uma vertente de pesquisa promissora para a compreensão do sentido do tato.

"Acredito que este é o primeiro passo importante para entender este ilusório sentido do tato. Este trabalho também pode abrir caminho para o esclarecimento de 'sentidos' dos quais não temos consciência, como a dilatação de vasos sanguíneos que controlam a pressão sanguínea", disse Welsh.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários