Notícias de saúde

Nova tecnologia permite estudar infecções em tempo real

18 de dezembro de 2020 (Bibliomed). Pesquisadores na Holanda desenvolveram uma nova tecnologia de microscópio que pode ser combinada com outra de marcação de vírus para observar as partículas virais à medida que invadem e se replicam dentro das células. A descoberta pode ajudar os cientistas a entender melhor os vírus de RNA como o coronavírus que causa o COVID-19.

Os vírus RNA, como o coronavírus, carregam seu código genético na forma de RNA, ou ácido ribonucléico, em oposição ao DNA. Os vírus de RNA funcionam sequestrando células infectadas e convertendo-as em fábricas para a replicação viral.

Até agora, o melhor que os cientistas podiam fazer era capturar instantâneos isolados desse processo, mas com a nova tecnologia tag-and-track, os pesquisadores podem assistir a essa aquisição hostil em tempo real, do início ao fim.

O projeto de rastreamento começa com o SunTag, uma etiqueta fluorescente muito brilhante que se liga às proteínas do vírus. Uma vez que o vírus e suas proteínas foram marcados com o marcador fluorescente, os pesquisadores podem usar a tecnologia de microscópio VIRIM - abreviação de imagem em tempo real de infecção por vírus - para observar o vírus conforme ele entra em uma célula e começa a produzir proteínas com as células infectadas maquinaria própria.

Felizmente, as células não são totalmente indefesas. Eles são projetados para combater invasores, e quando um vírus de RNA aparece sem ser convidado, eles fazem exatamente isso. No laboratório, os pesquisadores usaram seu novo método de rastreamento para observar enterovírus invadir células humanas e puderam observar enquanto as células hospedeiras corriam para impedir a invasão.

A equipe de pesquisa ajudou as células a vencer a competição contra os invasores de enterovírus ao aumentar seu sistema de defesa. Quando as células hospedeiras receberam um reforço inicial, elas foram capazes de permanecer livres de infecções. Eles sugerem que a combinação de SunTag e VIRIM pode ajudar os cientistas a identificar as fases de uma infecção por vírus, as junções quando e onde o vírus é mais vulnerável.

Fonte: Cell. DOI: 10.1016/j.cell.2020.10.019.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários