Notícias de saúde

Menino Recém-Nascido Corre mais Risco de Morte que Menina

LONDRES (Reuters) - As mulheres podem ser consideradas o sexo frágil por algumas pessoas mas, apesar dos avanços tecnológicos, os recém-nascidos do sexo masculino, particularmente os prematuros, são mais suscetíveis que as meninas a doenças e à morte, informaram médicos na terça-feira.

Os cientistas conhecem há duas décadas a chamada "desvantagem masculina" de bebês com baixo peso ao nascer, mas os novos tratamentos e técnicas não têm dado qualquer pista sobre o motivo e como retificar a diferença.

"Os mecanismos biológicos que contribuem para a desvantagem masculina ou para a vantagem feminina ainda não foram esclarecidos", disse David Stevenson, da Universidade de Stanford, em Palo Alto, Califórnia.

"Até que a ciência possa racionalizar as circunstâncias masculinas e femininas, as intenções da natureza vão permanecer obscuras", afirmou o especialista.

No trabalho publicado no Archives of Disease in Childhood (Arquivos de Doença na Infância), a equipe de Stevenson estudou histórias médicas de 6.500 bebês nascidos em 12 centros médicos nos Estados Unidos.

Todas as crianças eram prematuras e tinham baixo peso ao nascer. Conforme os especialistas, antes do nascimento houve poucas diferenças entre os meninos e as meninas, mas logo aos 3 dias de idade, a fragilidade dos meninos já era aparente.

Os meninos tiveram função pulmonar mais pobre, precisaram de ajuda mais frequente para respirar e tiveram um risco maior de complicações médicas que as meninas.

Aos 4 meses de idade um em cada quatro meninos havia morrido, enquanto a taxa foi de uma em cada sete meninas. "Apesar dos avanços tecnológicos nos cuidados com recém-nascidos, a desvantagem masculina persistiu", disse Stevenson.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários