Notícias de saúde

Bebês com hipospadia devem realizar exames para problemas cardíacos

02 de dezembro de 2022 (Bibliomed). A hipospadia é um defeito congênito comum do trato urinário masculino que pode ser isolado ou coocorrer com outras malformações estruturais, incluindo defeitos cardíacos congênitos (DCC). O risco de doença coronariana concomitante entre meninos com hipospadia permanece desconhecido, o que limita as estratégias de triagem e testes genéticos.

Estudo recente teve como objetivo caracterizar o risco de doenças coronarianas maiores entre meninos nascidos com hipospadia.

Neste grande estudo de coorte multiestadual, de registro de defeitos congênitos de dados de programas populacionais de vigilância de defeitos congênitos em todos os bebês do sexo masculino nascidos em 11 estados dos EUA, meninos nascidos com hipospadia eram 6 vezes mais propensos do que meninos sem hipospadia a ter qualquer defeito cardíaco congênito importante.

Este estudo sugere que exames para defeitos congênitos adicionais entre meninos nascidos com hipospadia podem ser mandatórios; além disso, estudos moleculares são necessários para descobrir a etiologia compartilhada de defeitos concomitantes em diferentes campos do desenvolvimento.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.24152.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários