Notícias de saúde

Bactéria Intestinal Pode Estar Ligada a 'Mal do Berço'

NOVA YORK (Reuters Health) - Pesquisadores do Reino Unido afirmam que existe uma associação "muito significativa" entre a bactéria "Helicobacter pylori" e a síndrome da morte súbita do recém-nascido (Sids), também conhecida como "mal do berço".

"Há muito tempo, suspeitávamos que a infecção desempenhava um papel na Sids", disse Jonathan R. Kerr, da Universidade de Manchester, no Reino Unido, à Reuters Health.

A "H. pylori" -- uma bactéria intestinal relacionada a úlceras gástricas -- e o mal do berço são encontrados em comunidades pobres e muito populosas, destacou o pesquisador.

Kerr e sua equipe examinaram o DNA do estômago, da traquéia e dos pulmões de 32 recém-nascidos que morreram da síndrome e outros oito bebês, analisando especificamente evidências de infecção com "H. pylori".

O estudo está publicado na edição de novembro de Archives of Disease in Childhood.

Os cientistas descobriram que 28 dos 32 casos de mal do berço (88 por cento) apresentavam evidência de infecção com "H. pylori", comparados a somente um em oito (12,5 por cento) dos bebês sem a síndrome.

Geralmente, o predomínio de infecção com H. pylori em recém-nascidos de países desenvolvidos é menor do que dois por cento, de modo que o predomínio de 88 por cento nesta população de Sids é muito alto por comparação, explicou Kerr.

"Identificamos uma possível causa bacteriana da Sids, no entanto, destacamos que nossas descobertas devem ser confirmadas independentemente", disse Kerr.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários