Notícias de saúde

Depressão Após Cirurgia Cardíaca Pode Ser Sinal de Nova Angina

Por Margaret Clark

BOSTON (Reuters Health) - Depressão após uma cirurgia de ponte de safena pode ser um sinal forte de que o paciente terá novas crises de angina dentro de um prazo de um a cinco anos.

A depressão no pós-operatório é comum na cirurgia cardíaca.

Pesquisadores do Centro Médico Johns Hopkins, em Baltimore, analisaram 172 pacientes antes da cirurgia e novamente após um mês, um ano e quatro anos para ver se sofriam de depressão.

O pesquisadores usaram a Escala para o Estudo da Depressão do Centro Epidemiológico (CES-D), que varia de 0 a 60, onde uma marca acima de 16 indica depressão. A média de resultados pessoais ficou entre 5 e 6 na escala, disse à Reuters Health o pesquisador Guy McKhann.

O estudo mostrou que o risco de um paciente ter dor no peito num prazo de um a quatro anos aumenta significativamente à medida que o sentimento de depressão se intensificou. O risco de depressão mais que dobra para cada aumento de 10 pontos nos resultados da escala. Os pacientes que marcaram pelo menos 10 pontos tinham têm risco 2,2 vezes maior de sofrer uma crise de angina e os que fizeram 20 na escala ampliaram esse risco em 4,7 vezes. Mais de 30 pontos, significa um risco 10 vezes maior de dor no peito.

A depressão foi o melhor indicador para dor cardíaca recorrente, superando outras variáveis cardiovasculares, disse McKhann.

"O problema da depressão é pouco reconhecido", explicou McKhann. "Essas pessoas estão deprimidas antes da cirurgia e apenas identificamos o fato", explicou o especialista.

Os pacientes que relataram dor no peito foram estatisticamente mais propensos a ser internados novamente no hospital, informou o estudo.

"Isso é parte da dinâmica dessa equação", disse o especialista. "Não sabemos o que poderá ocorrer se conseguirmos identificar esses pacientes no primeiro mês do pré-operatório e os tratarmos a tempo", afirmou McKhann.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários