Notícias de saúde

Médico Prevê Colapso no Serviço de Saúde Britânico

Por Michael Holden

LONDRES (Reuters) - Um médico de renome afirmou na quinta-feira que o serviço de saúde britânico está à beira de um colapso.

Em entrevista ao jornal The Times, o cardiologista Michael Joy disse que "dentro das próximas semanas haverá uma crise" devido à escassez de leitos hospitalares e enfermeiras.

"Neste ano do milênio na Europa Ocidental, o Reino Unido tem um padrão de atendimento médico de emergência que, em minha opinião, é digno do Terceiro Mundo, com problemas de segurança, dignidade e privacidade", disse Joy.

A entrevista foi publicada dias depois de o primeiro-ministro Tony Blair admitir que seu governo trabalhista subestimou a gravidade dos problemas enfrentados pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS) britânico.

No inverno do ano passado, um surto de gripe quase colocou o NHS de joelhos, trazendo à tona a escassez de pessoal, leitos e dinheiro.

Joy, que trabalha no Hospital St. Peter, próximo a Londres, disse que muitos hospitais do sudeste da Inglaterra já enfrentam uma "crise de inverno" devido à dificuldade de contratar e manter enfermeiros no trabalho.

Seu hospital procurou suprir a falta de pessoal contratando 150 enfermeiros filipinos. Mas, apesar de buscar enfermeiros em todo o mundo, ainda há um déficit grande, especialmente no sudeste da Inglaterra, onde o custo de vida é alto.

O governo disse que não existe solução imediata para os problemas do NHS, e Blair apelou aos profissionais da saúde para que apóiem suas reformas.

O governo prometeu injetar 630 milhões de libras (aproximadamente 436 milhões de dólares) no NHS para evitar uma grande crise neste inverno.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários