Notícias de saúde

Diarreia é um sintoma em 25% dos pacientes com COVID-19

24 de março de 2020 (Bibliomed). Febre, tosse e falta de ar foram amplamente aclamadas como os principais sintomas do COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus, mas uma nova análise sugere que a diarreia também pode ser comum.

Embora a maioria dos pacientes com o vírus apresente sintomas e sinais respiratórios, a experiência inicial na China revela que até um em cada quatro pacientes apresenta sintomas digestivos. A descoberta vem de um estudo realizado por pesquisadores do Wuhan Medical Treatment Expert Group, na China, publicado no The American Journal of Gastroenterology.

O estudo envolveu 204 pacientes com COVID-19 que foram internados em três hospitais na província de Hubei entre 18 de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2020. O diagnóstico da doença foi confirmado por RT-PCR em tempo real, o padrão teste usado para COVID-19. Desses pacientes, 83 apresentaram perda de peso, enquanto 29 tiveram diarreia, oito tiveram vômito e quatro relataram dor abdominal. Sete pacientes com COVID-19 confirmado apresentaram sintomas digestivos, mas sem sintomas respiratórios.

Em geral, à medida que a doença progredia em gravidade, os sintomas digestivos se tornavam mais pronunciados. Os autores descobriram que aqueles sem sintomas digestivos tinham quase duas vezes mais chances de serem curados e receber alta do que pacientes com sintomas digestivos (60% versus 34,3%, respectivamente).

Para a população do estudo em geral, o tempo médio desde o início dos sintomas até a internação hospitalar foi de 8,1 dias, mas os pacientes com sintomas digestivos tiveram um tempo significativamente maior desde o início até a admissão do que os pacientes sem sintomas digestivos (9 versus 7,3 dias). Os autores acreditam que isso indica que aqueles com sintomas digestivos procuraram atendimento mais tarde, porque ainda não suspeitavam de COVID-19 devido ao fato de não apresentarem sintomas respiratórios.

Embora os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA incluam diarreia e vômito em sua lista de sintomas para COVID-19, febre, tosse e falta de ar, ou a frase geral "sintomas semelhantes aos da gripe", são mencionados muito mais.

Fonte: The American Journal of Gastroenterology. Pan L, et al. Clinical characteristics of COVID-19 patients with digestive symptoms in Hubei, China: a descriptive, cross-sectional, multicenter study. 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários