Notícias de saúde

Pacientes com COVID-19 podem ter sintomas variados

31 de agosto de 2020 (Bibliomed). As informações sobre os sintomas do COVID-19, especialmente entre pacientes não hospitalizados, são limitadas e não são bem caracterizadas em todo o espectro de gravidade da doença. Quase todos os pacientes sintomáticos com COVID-19 apresentam febre, tosse ou falta de ar, porém uma grande variedade de outros sintomas é relatada.

Uma equipe do CDC de resposta ao COVID-19 usou um questionário opcional para coletar informações detalhadas em uma amostra de conveniência de pacientes com COVID-19 para entender melhor o perfil dos sintomas. Foram incluídos dados de 164 pacientes sintomáticos com início conhecido entre 14 de janeiro e 4 de abril de 2020.

Os pesquisadores descobriram que 96% dos pacientes relataram febre, tosse ou falta de ar. No geral, 68% dos 57 pacientes adultos hospitalizados e 31% dos 81 pacientes adultos não hospitalizados relataram os três sintomas. Especialmente após a expansão das diretrizes de teste em 8 de março de 2020, também foram relatados sintomas gastrointestinais e outros sintomas (como calafrios, mialgia, dor de cabeça e fadiga).

Segundo os autores do estudo, publicado na revista eletrônica do CDC - Morbidity and Mortality Weekly Report, os médicos e profissionais de saúde pública devem estar cientes de que o COVID-19 pode manifestar uma variedade de sintomas. Como a identificação imediata dos pacientes com COVID-19 é importante para retardar a propagação da doença, os testes devem ser considerados para pacientes com 1) febre, tosse ou dispneia; 2) sintomas incluídos na definição de caso do Council of State and Territorial Epidemiologists - CSTE, incluindo calafrios, mialgia ou cefaléia; 3) outros sintomas, incluindo diarreia ou fadiga, especialmente se relatados juntamente com febre, tosse ou falta de ar; e 4) para pessoas assintomáticas, com base em avaliação clínica ou de saúde pública.

Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report. 2020;69:904-908.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários