Notícias de saúde

Doença de Lyme: entenda a doença do cantor Justin Bieber

09 de janeiro de 2020 (Bibliomed). O cantor Justin Bieber revelou, no último dia 08 de janeiro, que sofre com a doença de Lyme. Esta é uma infecção bacteriana causada por espiroqueta (Borrelia burgdorferi) transmitida por carrapatos do gênero Ixodes, que pode estar presente em alguns tipos de roedores.

A doença de Lyme pode é caracterizada por lesão cutânea iniciada por uma pequena mácula ou pápula vermelha que aumenta lentamente, tomando uma forma anular. Posteriormente, essas machas se espalham pelo corpo e começam a surgir sintomas como dores musculares, nas articulações, mal-estar geral e problemas no sistema nervoso central.

Apensar de ter cura, a doença de Lyme pode deixar sequelas. O não tratamento da doença pode acarretar no desenvolvimento de artrites e afetar gravemente o sistema nervoso central. A principal dificuldade encontrada pelos médicos é no diagnóstico precoce, isso porque a doença de Lyme faz parte de um grupo de zoonoses que não são muito comuns.

A doença não é transmitida de uma pessoa para outra, e, no Brasil, já foram registrados casos nos estados de Santa Caratina, Amazonas, Rio Grande do Norte e São Paulo. Os principais focos da doença no exterior são os Estados Unidos, a Europa e a Ásia.

Quando uma pessoa é picada por carrapatos, ela deve observar os sintomas não apenas no primeiro momento, isso porque a incubação da bactéria pode durar até 32 dias, ou seja, a pessoa pode apresentar sintomas até um mês após o incidente.

A identificação da doença se dá com testes sorológicos e o tratamento é essencialmente ambulatorial, mas pacientes com cardite (inflamação do tecido cardíaco ou tecido muscular no coração) podem necessitar hospitalização devido ao risco de bloqueio atrioventricular. Pacientes com alterações neurológicas e outras manifestações atípicas podem necessitar até 30 dias de terapia com antibióticos.

Em 2015, outra famosa revelou sofrer com a doença de Lyme: a cantora Avril Lanigne. Na época, a Avril se afastou dos palcos para tratar a doença e afirmou sentir fortes dores pelo corpo. Hoje, a cantora de 35 anos de idade mantém uma fundação, a The Avril Lavigne Foundation, que, entre outros objetivos, busca apoiar pacientes com doença de Lyme, doenças graves e deficiências.

Fonte: Bibliomed.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários