Notícias de saúde

Síndrome de Ramsay Hunt: entenda a doença de Justin Bieber

20 de junho de 2022 (Bibliomed). O cantor Justin Bieber anunciou o cancelamento de alguns shows em decorrência de uma crise de Síndrome de Ramsay Hunt, que está causando paralisia facial.

A Síndrome de Ramsay Hunt é causada pelo vírus varicela-zoster, o mesmo que causa a catapora. Depois que uma pessoa se recupera da catapora, o vírus pode permanecer inativo no corpo por décadas. Geralmente se esconde em uma estrutura chamada gânglio da raiz dorsal – uma coleção de células nervosas próximas à medula espinhal.

Enquanto está inativo, o vírus não causa sintomas. Contudo, em algumas pessoas, o vírus pode voltar à atividade, seja de forma espontânea ou ativado por algum gatilho, como outra infecção, enfraquecimento do sistema imunológico ou estresse.

Quando o vírus é reativado, geralmente aparece em uma única seção do corpo (geralmente o tronco) como uma erupção cutânea dolorosa e bolhas conhecidas popularmente como "cobreiro". Em alguns casos mais graves, a reativação pode afetar um nervo facial, causando paralisia na face, podendo, também, limitar a capacidade de piscar, alterar a fala e o paladar.

Pessoas com Síndrome de Ramsay Hunt precisam ter atenção redobrada com os olhos, já que a dificuldade de piscar pode levar a problemas graves na visão, como danos à córnea.

O tratamento geralmente é feito com medicamentos antivirais, esteroides e analgésicos. As chances de recuperação total são melhores se o tratamento for iniciado precocemente. Se administrado dentro dos três primeiros dias após o desenvolvimento dos sintomas, as taxas de cura são de 70%, mas pode cair para 50% caso passe desse período.

Fonte: ScienceAlert Latest. June, 2022

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários