Notícias de saúde

Animais de estimação fazem bem à saúde

11 de dezembro de 2019 (Bibliomed). A atividade física e o apoio psicossocial demonstraram ser importantes para a recuperação ideal após um evento cardiovascular importante.

Demonstrou-se que a posse de cães está associada ao aumento dos níveis de atividade física e ao aumento do apoio social. Alguns estudos menores apontaram para um menor risco de morte após um evento cardiovascular em donos de cães, mas outros estudos não replicaram esse achado.

Neste grande estudo de coorte baseado em registros suecos, foram encontradas evidências de uma associação da posse de cães com melhores resultados após um evento cardiovascular importante, independentemente das variáveis socioeconômicas medidas e comorbidades na admissão.

Existe ainda um reconhecimento crescente da função terapêutica que os animais podem desempenhar em relação à saúde mental.

Em uma grande metanálise de 17 estudos de pessoas que viviam com condições de saúde mental de longo prazo - incluindo depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar e transtorno de estresse pós-traumático - a posse de animais de estimação proporcionava uma sensação de "segurança ontológica", que consistia em sentimentos crescentes de estabilidade, continuidade e significado.

Os pesquisadores concluíram que os animais de estimação são benéficos para pessoas com sérios problemas de saúde mental. De fato, eles descobriram que os animais de estimação ajudavam os participantes com doenças mentais graves ou condições ligadas a um problema de saúde físico ou distúrbio do desenvolvimento a gerenciar suas emoções. É importante ressaltar que os animais de estimação também proporcionavam uma distração bem-vinda de seus sintomas.

Fonte: Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes. 2019;12:e005342; BMC Psychiatry volume 18, Article number: 31.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários