Notícias de saúde

Perda de peso pode gerar remissão do diabetes tipo 2

19 de novembro de 2019 (Bibliomed). A remissão bioquímica do diabetes tipo 2 na ausência de intervenção farmacológica ou cirúrgica já foi demonstrada como sendo possível. Isso foi demonstrado anteriormente em estudos de curto prazo e apenas em populações selecionadas por meio de programas intensivos de perda de peso.

Em um novo estudo, pesquisadores acompanharam a saúde de quase 900 pessoas recém diagnosticadas com diabetes tipo 2 por cinco anos. Os participantes do estudo, com idades entre 40 e 69 anos, forneceram informações sobre peso, níveis de atividade, dieta e consumo de álcool. Trinta por cento do grupo alcançou remissão do diabetes tipo 2 nos cinco anos de acompanhamento. Aqueles que alcançaram uma perda de peso de 10% tinham 77% mais chances de estar em remissão após cinco anos, mostraram os resultados.

Não houve intervenção específica no estudo. Isso significa que não houve exercícios obrigatórios ou requisitos alimentares. Todos os participantes fizeram coisas diferentes e ainda conseguiram perder peso e levar o diabetes à remissão.

Assim, o estudo descobriu que a perda de peso igual ou superior a 10% nos primeiros anos após o diagnóstico estava fortemente associada à remissão do diabetes tipo 2 após cinco anos. Isso foi alcançado sem intervenções intensivas no estilo de vida ou restrições extremas de calorias.

Fonte: Diabetic Medicine. DOI: 10.1111/dme.14122.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários