Notícias de saúde

Jejum intermitente pode ajudar no controle do diabetes

25 de abril de 2023 (Bibliomed). Pessoas com diabetes tipo 2 que jejuam intermitentemente podem não precisar mais de medicação, sugere um pequeno estudo realizado na Hunan Agricultural University, na China.

Após uma intervenção de dieta de jejum intermitente, a maioria dos pacientes no estudo alcançou a remissão completa do diabetes – definida como um nível estável de HbA1c, ou nível médio de açúcar no sangue, inferior a 6,5% por pelo menos três meses – após a interrupção de todos os medicamentos antidiabéticos.

O estudo envolveu participantes entre 38 e 72 anos que tinham diabetes tipo 2 de um ano a 11 anos e usavam medicamentos antidiabéticos e/ou injeções de insulina. Dois terços deles eram homens. O índice de massa corporal dos participantes, ou IMC, variou de 19,1 a 30,4. Os participantes foram designados aleatoriamente para o grupo de Terapia Nutricional Médica Chinesa, envolvendo jejum intermitente, ou para um grupo de controle.

Após uma intervenção de dieta de jejum intermitente de três meses entre 36 pessoas com diabetes, quase 90% dos participantes, incluindo pessoas que tomaram agentes redutores de açúcar no sangue e insulina, reduziram o uso de medicamentos para diabetes.

Três meses após o término da intervenção, 47,2% dos participantes alcançaram a remissão do diabetes no grupo de terapia nutricional médica chinesa/jejum intermitente, disse o trabalho de pesquisa. Isso comparado com 2,8% no grupo de controle. No acompanhamento de 12 meses, 44,4% dos participantes obtiveram remissão sustentada do diabetes.

Para os pesquisadores, essas descobertas desafiam a visão convencional de que a remissão do diabetes só pode ser alcançada em pessoas que tiveram diabetes tipo 2 por mais de seis anos. Sessenta e cinco por cento dos participantes do estudo que alcançaram tal remissão tiveram diabetes tipo 2 por seis a 11 anos.

Fonte: Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. DOI: 10.1210/clinem/dgac661.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários