Notícias de saúde

Medicina personalizada: o futuro do diagnóstico e tratamento

25 de julho de 2019 (Bibliomed). Já pensou em ter um tratamento médico especialmente pensado para você, podendo, inclusive, prevenir doenças que ainda não se manifestaram? Este é o propósito da medicina personalizada, que utiliza biomarcadores a fim de detectar traços genéticos específicos e orientar, assim, abordagens de tratamento e prevenção de doenças.

A análise dos genes permite detectar variações genéticas que alteram as interações de drogas com alvos ou as vias metabólicas dessas, podendo ser utilizados na formulação de drogas e detecção de imunogenicidades a medicamentos. Dessa forma, em casos de doenças como cânceres, a medicina personalizada pode mostrar qual o tratamento com maior possibilidade de sucesso para aquela pessoa, reduzindo, assim, tratamentos sem eficácia e os custos com esses.

Outra aplicação da medicina personalizada é em casos de doenças raras, especialmente as de origem genética, que afetam gerações de uma mesma família e podem ser previamente diagnosticadas e tratadas, ou, ainda, em casos de fertilização in vitro, descartar os embriões com as mutações, eliminando, assim, o risco das gerações futuras desenvolverem aquela doença.

No Brasil, a Dasa acaba de inaugurar o Centro de Diagnóstico em Genômica (GeneOne), o maior parque tecnológico especializado em sequenciamento genético que processará exames genéticos e genômicos de mais de 700 laboratórios do grupo e parceiros espalhados em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O GeneOne oferece serviços em oncogenética, cardiogenética, doenças raras, neurogenética, reprodução humana, entre outras,e  conta com um corpo clínico especializado, composto de biólogos especialistas em genética molecular, bioinformatas, patologistas, geneticistas, mestres e doutores, além de manter parceiras com instituições de ensino e empresas internacionais referências na área. Trabalhando com o conceito de peer learning, todos os laudos processados no GeneOne são analisados por dois profissionais diferentes e, em casos de divergências diagnósticas, discutidos por um grupo de especialistas em genética, antes de serem encaminhados para os solicitantes.

Mais informações sobre a GeneOne podem ser encontrados AQUI.

Fonte: Centro de Diagnóstico em Genômica, DASA, 2019.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários