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Cuidados de pacientes com artrite reumatoide realizados por telefone

18 de janeiro de 2019 (Bibliomed). Uma intervenção de educação por telefone realizada por enfermeiros pode promover a tomada de decisão compartilhada em pacientes com artrite reumatoide (AR) recém-diagnosticada, de acordo com um estudo publicado na revista Musculoskeletal Care.

Pesquisadores da Universidade de Vermont avaliaram a implementação de um programa de educação por telefone para pacientes com AR recentemente diagnosticada como uma maneira de promover uma abordagem de tratamento para o alvo para a abordagem clínica. O estudo foi realizado no período de novembro de 2015 a dezembro de 2016. Um kit de ferramentas foi enviado a cada participante, e uma enfermeira da clínica de reumatologia telefonou para os pacientes para oferecer educação sobre doenças.

Os 26 participantes tinham uma mediana de 54 anos (22 a 78 anos) e a maioria era do sexo feminino (65%). As chamadas duraram uma duração mediana de 14,5 minutos, com um intervalo de 8 a 23 minutos. Os pesquisadores descobriram que os pacientes apoiavam esmagadoramente as ligações da enfermagem. Quase três quartos dos pacientes (19) aderiram à consulta de acompanhamento após uma chamada de enfermagem.

Os investigadores descobriram em sua pesquisa que os pacientes não entendiam completamente as implicações de um diagnóstico de AR, e se beneficiaram de mais informação e orientação sobre sua doença e planos de tratamento, e como fazer parcerias com sucesso com os profissionais em seus cuidados.

Fonte: Musculoeskeletal Care. DOI: 10.1002/msc.1376.

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