Notícias de saúde

Quais os planos para a saúde no Brasil no governo do presidente eleito Bolsonaro?

29 de outubro de 2018 (Bibliomed). Quais os planos de governo do futuro Presidente Jair Bolsonaro em relação à área de Saúde? Segundo uma reportagem recente da revista Exame, os principais pontos do novo governo para a Saúde seriam os descritos a seguir:

O novo presidente diz que é possível fazer “muito mais com os atuais recursos” e que “a população brasileira deveria ter um atendimento melhor, tendo em vista o montante de recursos destinado à saúde”. Não pretende aumentar recursos para saúde ou SUS. Na PEC 241 dos Gastos, emenda constitucional que quer congelar gastos públicos por vinte anos, o parlamentar votou “sim”.

Em relação ao programa Mais Médicos, diz que este programa vai continuar, mas só se os médicos passarem pelo Revalida, exame que atesta que alguém com diploma estrangeiro está apto a exercer a Medicina no Brasil. Também diz que atualmente os atuais médicos cubanos são roubados pelo governo de Cuba. Diz que pretende pagar eles integralmente e que as famílias deles poderão vir ao Brasil. Em relação ao Revalida, esta é uma antiga reivindicação do Conselho Federal de Medicina para que estes médicos estrangeiros venham a atuar no Brasil.

Fala na “Criação do Prontuário Eletrônico Nacional Interligado”. Diz que essa medida será “o pilar da saúde de base informatizada”. “Vamos informatizar os dados de atendimento de todos os pacientes”.

Cita o “Credenciamento Universal dos Médicos”, onde qualquer médico poderia escolher onde trabalhar, se na rede privada ou no SUS. “Todo médico brasileiro poderá atender em qualquer plano de saúde”.

Fala em criar a carreira de “Médicos de Estado”, para atuar em áreas remotas. Também fala em treinar agentes de saúde para ações preventivas e fazer “controle de doenças frequentes”, como diabetes e hipertensão. A criação da carreira de médico é também uma antiga reivindicação dos Conselhos e Sindicatos Médicos.

Fala ainda em inserir profissionais de Educação Física no programa Saúde da Família, “com o objetivo de ativar as academias ao lar livre como meio de combater o sedentarismo e a obesidade”.

Fonte: Revista Exame. 21 out 2018.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários