Notícias de saúde

Agência Faz Alerta Sobre Droga Contra Artrite Reumatóide

Por Richard Woodman

LONDRES (Reuters Health) - A Agência Européia de Avaliação de Medicamentos (European Medicines Evaluation Agency) fez um pedido aos médicos para que tenham cuidado ao prescrever o medicamento Enbrel (etanercept), tratamento contra artrite reumatóide da Wyeth. O alerta foi feito após o registo de dez casos de reação sanguínea severa, cinco deles fatais.

Em uma declaração pública, a agência informou: "Na maioria dos casos, houve uma estreita relação temporal entre o início do tratamento com etanercept e a ocorrência de distúrbios hematológicos que variaram entre duas semanas e cinco meses. Como a experiência clínica com a droga ainda é limitada já que o produto começou a ser vendido recentemente, um ataque depois deste período não pode ser evitado."

Estima-se que o Enbrel, um receptor recombinante para fator de necrose de tumor, tenha sido prescrito para cerca de 80 mil pacientes em todo o mundo desde que foi lançado nos Estados Unidos em novembro de 1998 e na União Européia em fevereiro de 2000. No Brasil, segundo o laboratório, ainda não é comercializado.

Apenas cerca de 5.500 pacientes estão atualmente usando a droga nos Estados Unidos.

A Agência observou que as reações adversas foram raras, mas alertou que os pacientes com história prévia de problemas sanguíneos tratados com Enbrel devem ter cuidado.

Todos os pacientes deveriam ser informados de que se tiverem sinais e sintomas que possam sugerir distúrbios sanguíneos ou infecções enquanto estiverem tomando Enbrel devem procurar ajuda médica imediatamente.

Esses pacientes devem ser examinados com urgência, incluindo contagem sanguínea total.

"É importante que essa medida de precaução esteja sendo tomada. Embora, uma relação temporal próxima entre o início do tratamento e a ocorrência destes distúrbios tem sido observada, não existe relação causal clara", disse um porta-voz do Wyeth no Reino Unido à Reuters Health.

"Algumas desses distúrbios sanguíneos podem ocorrer em pacientes com artrite reumatóide de qualquer forma. Outros medicamento podem induzir este tipo de complicação", avaliou o porta-voz.

O representante da empresa informou que o rótulo da droga também foi modificado nos EUA no mês passado em resposta às reações adversas relatadas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters. Reuters shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários