Notícias de saúde

Absorventes Podem Servir Para Teste de DST

TORONTO (Reuters Health) - Absorventes internos podem ser usados para diagnosticar algumas doenças sexualmente transmissíveis (DST). De acordo com pesquisadores, a técnica está sendo testada na África e tem se mostrado mais precisa que os métodos mais tradicionais de "esfregaço".

Os tampões absorvem o fluído vaginal que mais tarde pode ser usado para diagnosticar várias DSTs, como clamídia e gonorréia, segundo informe da American Society for Microbiology (ASM, sigla para Sociedade Americana de Microbiologia).

A equipe de Patrick D. J. Sturm da Universidade de Natal, na África do Sul, testou o diagnóstico com tampão em 1.030 mulheres sem sintomas de infecção.

O tampão provou ser eficiente para identificar mulheres com "Trichomonas vaginalis", uma das DSTs mais comuns e geralmente acompanhada por corrimento, afirmou Sturm em encontro recente organizado pela ASM.

No estudo, o absorvente interno detectou 247 casos de tricomonas, enquanto o método tradicional de esfregaço só detectou 191 casos.

Os pesquisadores acreditam que o uso do tampão para diagnóstico oferece uma série de vantagens. Em primeiro lugar, permite que as mulheres façam o teste em casa evitando o constrangimento de ir à clínica e fornece aos pesquisadores uma ferramenta para realizar o exame em áreas de população mais dispersa.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters. Reuters shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários