Notícias de saúde
14 de julho de 2022 (Bibliomed). A Academia Americana de Pediatria e outras instituições recomendam exames anuais de clamídia e gonorreia para todas as mulheres sexualmente ativas com idade igual ou inferior a 25 e alguns homens jovens. Pouco se sabe sobre a prevalência em nível populacional de testes de doenças sexualmente transmissíveis (DST) entre adolescentes, para os quais podem existir barreiras substanciais.
Pesquisadores analisaram a realização de testes de DST, com exceção do HIV, em estudantes sexualmente ativos. Participaram do estudo 2.501 estudantes do ensino médio, dos quais 20,4% relataram ter realizado ao menos um exame para detecção de DST no ano anterior. Adolescentes do sexo feminino eram mais propensas a realizarem esses testes, sendo que a realização dos testes aumenta conforme a idade. Para os estudantes do sexo masculino, não houve diferenças por características demográficas, incluindo identidade sexual, mas a maioria dos comportamentos sexuais de risco foi associada com maior probabilidade de teste de DST.
O estudo concluiu que a baixa prevalência de testes de DST sugere adesão abaixo do ideal às diretrizes nacionais, particularmente para adolescentes sexualmente ativas e homens jovens que fazem sexo com homens que deveriam ser testados para clamídia e gonorreia anualmente.
Fonte: Pediatrics (2022). DOI: 10.1542/peds.2021-051893.
Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.
Veja também