Notícias de saúde

Melhor condicionamento físico antes da gravidez pode reduzir risco de diabetes gestacional

21 de maio de 2018 (Bibliomed). Mulheres em melhor condicionamento físico têm menor risco de desenvolver diabetes durante a gravidez se ela estiver em forma, afirma um novo estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos. Pesquisadores que acompanharam 1.300 mulheres dos EUA descobriram que altos níveis de condicionamento físico antes da gravidez estavam ligados a um risco 21% menor de diabetes gestacional.

Segundo os autores do estudo, essas descobertas mostram que as mulheres deveriam pensar em entrar em forma antes de conceber. Para o estudo, os pesquisadores analisaram 25 anos de dados (1985 a 2011) de 1.333 mulheres inscritas em um estudo nacional de risco cardíaco.

As mulheres que nunca tiveram diabetes podem desenvolver níveis elevados de glicose no sangue na segunda metade da gravidez. Isso é chamado diabetes gestacional. Ela afeta até 14% das mulheres grávidas nos Estados Unidos, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC). O diabetes gestacional aumenta as chances de desenvolver diabetes tipo 2 após o parto, disseram os pesquisadores.

A pesquisa indica que as mulheres deveriam se envolver em comportamentos saudáveis mesmo antes de engravidarem. ​​ Por exemplo, antes de engravidar, a futura gestante pode entrar em forma fazendo pelo menos 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana (30 minutos por dia, cinco dias por semana). A caminhada rápida proporcionaria atividade física moderada, enquanto a corrida seria considerada atividade física vigorosa.

Os resultados da pesquisa foram publicados recentemente na revista Medicine & Science in Sports & Exercise.

Fonte: University of Iowa. News release.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários