Publicidade

Notícias de saúde

Avaliação do tabagismo passivo e ativo em adolescentes urbanos

26 de abril de 2018 (Bibliomed). O exame da urina para biomarcadores específicos do tabaco mostra que quase todos os adolescentes urbanos economicamente desfavorecidos estão expostos à fumaça do tabaco, incluindo o fumo passivo (FP), de acordo com um estudo publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Investigadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, compararam 4 (metilnitrosamino) -1- (3-piridil) -1-butanol (NNAL) e cotinina como biomarcadores de exposição ao tabaco em adolescentes urbanos . Esta comparação foi feita para determinar o ponto de corte NNAL ideal para distinguir o fumo ativo (FA) da exposição ao FP. Foram realizados ensaios sobre amostras de urina excedentes coletadas de 466 adolescentes que frequentaram o atendimento pediátrico ou visitas de atendimento urgente no Hospital Geral de Zuckerberg em São Francisco de junho de 2013 a maio de 2014.

Os pesquisadores descobriram que 94% dos adolescentes tinham níveis mensuráveis ​​de NNAL, em comparação com 87% para a cotinina. Para distinguir FA do FP, o ponto de corte NNAL ideal foi de 9,6 pg/mL por classe latente ou 14,4 pg/mL por análise característica do receptor. Embora tenha havido uma forte correlação entre cotinina e NNAL, as inclinações de correlação diferiram para adolescentes expostos ativos versus FP. Os níveis de NNAL foram significativamente maiores nos não-fumantes afro-americanos em comparação com outros grupos, sugerindo maior exposição ao FP.

Assim, o rastreio bioquímico de rotina com NNAL ou cotinina detecta alta prevalência de exposição ao FP e deve ser considerado como uma ferramenta para reduzir a exposição ao tabagismo passivo em populações de alto risco.

Fonte: Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. DOI: 10.1158/1055-9965.EPI-17-0671.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: