Notícias de saúde

Muitas Crianças Britânicas Não Têm Acesso a Água Fluoretada

NOVA YORK (Reuters Health) - As crianças que moram nas áreas mais pobres do Reino Unido têm taxas exageradamente altas de cáries porque não têm acesso à água fluoretada, informou uma organização odontológica nacional.

O grupo está exigindo que o governo para assegure o abastecimento de água fluoretada em todas as áreas do país, independentemente do nível de renda dos habitantes.

"Altos níveis de deterioração dos dentes têm um impacto ainda mais forte na qualidade de vida e no bem-estar de crianças jovens que moram em áreas pobres", informou John Hunt, chefe executivo da British Dental Association (Associação Odontológica Britânica). Por exemplo, crianças com 5 anos de idade morando em Manchester, onde a água não é fluoretada, têm três vezes mais cáries e três vezes mais extrações de dentes que crianças em Birmingham, onde a água é fluoretada há cerca de 40 anos.

Segundo a National Alliance for Equity in Dental Health (Aliança Nacional para Equidade na Saúde Dental), somente cerca de 10 por cento das pessoas que moram no Reino Unido têm acesso a água fluoretada. O grupo recomenda que esse índice seja ampliado para 25 por cento a 30 por cento da população, principalmente em áreas com grande incidência de cáries.

Mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo bebem água fluoretada e vários estudos concluíram que a fluoretação da água é segura e eficaz. Nos Estados Unidos, mais de 50 por cento da população é abastecida por água fluoretada em 43 das 50 maiores cidades país.

"A Aliança vai insistir que o governo se empenhe em assegurar que a fluoretação possa ser feita onde a comunidade quiser", diz o documento divulgado pela instituição. "O governo deve aprovar uma nova legislação para que não seja mais negada às nossas crianças mais vulneráveis a proteção da água fluoretada", acrescentou Hunt.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários