Notícias de saúde

Bebês podem estar recebendo alimentos sólidos muito precocemente

25 de janeiro de 2018 (Bibliomed). Mais de metade dos pais nos Estados Unidos começam a oferecer alimentos sólidos aos seus bebês antes de atingirem os seis meses de idade, sendo esta a idade agora recomendada por especialistas em saúde, indica um novo estudo. Os resultados deste estudo foram publicados no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.

O estudo envolveu um grupo nacionalmente representativo de crianças americanas incluídas no Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição 2009-2014. Os pesquisadores analisaram a ingestão de alimentos de quase 1.500 bebês entre seis meses e três anos de idade.

Os pais dos bebês foram perguntados quando eles deram aos seus bebês algo além do leite materno ou fórmula para mamadeira, incluindo leite de vaca, água e água açucarada.

Os bebês que foram alimentados com mamadeira exclusivamente ou amamentados por menos de quatro meses provavelmente receberam alimentos sólidos muito cedo, descobriram os pesquisadores. Introduzir alimentos sólidos ou novas bebidas muito cedo pode levar a distúrbio nutricional nos bebês, os pesquisadores disseram. Por outro lado, esperar por muito tempo também pode ter efeitos negativos.

O estudo mostrou que quase um terço dos bebês dos EUA são introduzidos aos alimentos sólidos na idade apropriada de cerca de seis meses. Mas mais da metade começa muito cedo. Cerca de 16% receberam alimentos complementares antes dos quatro meses de idade, e cerca de 38% começaram sólidos ou outras bebidas aos cinco meses de idade. Enquanto isso, quase 13% dos bebês não iniciaram alimentos sólidos até os sete meses ou mais.

Fonte: Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, news release, Jan. 4, 2018.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários