Notícias de saúde

Consumo moderado de álcool pode proteger contra o diabetes?

21 de agosto de 2017 (Bibliomed). O padrão de consumo de álcool pode desempenhar um papel no risco de diabetes tipo 2, de acordo com um estudo publicado na revista Diabetologia.

A pesquisa incluiu dados da Pesquisa Dinamarquesa de Exame de Saúde. A pesquisa, de 76.484 pessoas, foi realizada no período de 2007 a 2008. Os participantes forneceram detalhes sobre o consumo de álcool, estilo de vida e saúde geral; foram acompanhados até 2012, com um seguimemnto médio de 4,9 anos.

Os pesquisadores descobriram que o menor risco de diabetes foi observado em 14 bebidas/semana em homens e em nove bebidas/semana em mulheres, em comparação com nenhum consumo de álcool. O consumo de álcool em três ou quatro dias semanais versus menos de um dia por semana foi associado a um risco significativamente menor de diabetes em homens e mulheres, após ajuste para fatores de confusão.

Assim, em conclusão, foi encontrado fundamento para uma relação não linear entre o consumo de álcool e o risco de diabetes em homens e mulheres da população em geral", escrevem os autores. Os resultados indicam ainda que o consumo frequente de álcool estaria associado ao menor risco de diabetes.

Fonte: Diabetologia. DOI:10.1007/s00125-017-4359-3

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários