Notícias de saúde

Cirurgia bariátrica pode levar ao alcoolismo

06 de junho de 2017 (Bibliomed). Após um tipo de cirurgia bariátrica para perda de peso, o chamado by-pass gástrico em Y de Roux, quase 21% dos pacientes desenvolve um problema relacionado com o uso de bebida alcóolica, às vezes anos mais tarde. Isso é o que indicam os resultados de um novo estudo publicado na revista Surgery for Obesity and Related Diseases.

O bypass gástrico em Y de Roux é um procedimento cirúrgico que reduz significativamente o tamanho do estômago e muda as conexões com o intestino delgado através de anastomoses cirurgicas. A bandagem gástrica, outra opção de perda de peso, envolve a colocação de uma faixa ajustável em torno do estômago para reduzir a quantidade de alimentos que ele pode conter. A cirurgia sleeve (gastrectomia vertical), retira uma parte do estômago, mas não realiza anastomoses no trato gastrointestinal.

Nos últimos anos, o bypass gástrico em Y de Roux tornou-se mais popular do que bandas gástricas, porque leva a maior perda de peso, de acordo com os autores do estudo.

Na pesquisa, os investigadores seguiram mais de 2.000 pacientes que se submeteram a cirurgia bariátrica em 10 hospitais nos Estados Unidos. Ao longo de sete anos, mais de um em cada cinco pacientes que foram submetidos ao bypass gástrico em Y de Roux desenvolveram um problema de abuso de álcool ou alcoolismo, em comparação com cerca de 11% dos que foram submetidos a bandagem gástrica.

Eles disseram que suas descobertas indicam que os pacientes submetidos a cirurgia bariátrica devem receber acompanhamento de longo prazo para assistir e tratar problemas relacionados à bebida alcóolica.

Fonte: Surgery for Obesity and Related Diseases, news release, May 16, 2017

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários