Notícias de saúde

Carnes grelhadas e defumadas podem aumentar o risco de mortalidade após câncer de mama

08 de março de 2017 (Bibliomed). Pesquisas têm sugerido que dietas ricas em carnes assadas, grelhadas e defumadas poderiam aumentar o risco de câncer de mama. Agora, um novo estudo constata que a sobrevivência após um diagnóstico de câncer de mama também pode se reduzir com estes métodos de cozimento. Os resultados foram publicados no Journal of the National Cancer Institute.

O estudo envolveu 1.508 mulheres que haviam sido diagnosticadas em 1996 e 1997 com câncer de mama. As mulheres foram entrevistados sobre seus hábitos alimentares após o diagnóstico de câncer de mama, e novamente cinco anos depois. Os pesquisadores levaram em conta Inúmeros fatores na classificação das pacientes, com baixos ou altos níveis de ingestão de alimentos, como o consumo de carne, incluindo tipos de carnes consumidas e durante quais estações. Depois de 17,6 anos de acompanhamento, os investigadores descobriram que 597 das mulheres tinham morrido, 237 deles por causas relacionadas com o c6ancer da mama.

Os pesquisadores descobriram que comer muita carne grelhada, assado ou defumada antes de seu diagnóstico de câncer foi associado com um aumento de 23% (intervalo de confiança de 95%, 1,03-1,46) do risco de morrer de qualquer causa durante o período de seguimento em comparação com uma baixa ingestão. E uma associação foi observada para maiores chances de mortalidade por qualquer causa e continuar a comer muita carne cozida após o diagnóstico de câncer de mama.

Fonte: The Journal of the National Cancer Institute. DOI:10.1093/jnci/djw299

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários