Notícias de saúde

Infecção pelo vírus Zika no terceiro trimestre da gravidez pode levar a lesões neurais nos bebês

12 de dezembro de 2016 (Bibliomed). O vírus Zika pode prejudicar o cérebro de uma criança, mesmo se a mãe se infectar pouco antes de dar à luz. Isso é o que indica um estudo publicado na revista Clinical Infectious Diseases.

O novo estudo incluiu 55 mulheres brasileiras infectadas pelo Zika durante a gravidez e os seus bebês. Exames de imaginologia pós-natal revelaram que duas crianças cujas mães foram infectadas com o Zika entre duas semanas e uma semana antes do nascimento apresentavam lesões do sistema nervoso central características de infecções virais. Os exames mostravam cistos subependimários e vasculopatia lentículoestriada.

Segundo os autores, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, essas crianças nasceram com estatura e peso normais, e sem microcefalia ou quaisquer outros sintomas da doença. As lesões teria passado despercebidas por profissionais de saúde se as mães não fossem parte de um grupo de estudo. Deverá se mantido o acompanhamento do desenvolvimento desses bebês durante vários anos, a fim de detectar eventuais problemas.

Fonte: Clin Infect Dis. (2016) doi: 10.1093/cid/ciw613

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários