Notícias de saúde

Ciência Avança no Estudo da Obesidade

Quase que mensalmente a ciência está trazendo nova descobertas no que diz respeito a obesidade humana.

Recentemente, cientistas australianos identificaram novo gene para controlar o apetite humano (Beacom) que beneficiará as pessoas com esse problema. Essa informação e mais outra dando conta que há uma relação entre o stress e gordura localizadas em mulheres de peso normal, divulgada pela Dra. Elissa Epel da Universidade da Califórnia. A notícia despertou o interesse não só de profissionais como do público em geral.

Gorduras localizadas

Segundo o estudo, mulheres com níveis altos de Cortisol, hormônio ligado ao stress, apresentavam gorduras localizadas, principalmente, nos quadris e estômago, embora com peso adequado. Sabe-se que há regiões do corpo humano onde existe o chamado tecido adiposo marrom, cuja dinâmica da gordura é mais lenta, e na região citada eles se encontram em maior número.

Pesquisa

Para o endocrinologista Mário Pradal, a questão genética é complexa e o estudo ainda está em andamento “portanto ainda é cedo para afirmar com precisão se as respostas dos humanos serão as mesmas do que às mesmas obtidas com as cobaias”. Da mesma forma, ainda está para ser identificado o que determina, por exemplo, por que em famílias com histórico de obesidade que apresentam corpo tipo piliforme, quadril arredondado aparece um membro do tipo maça, com contornos redondos em todo o corpo.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários