Notícias de saúde

Resumo Semanal: Confira as Principais Notícias do Setor de Saúde da Última Semana

09/10/2000

Ciência avança no estudo da obesidade

Praticamente todos os meses a ciência está trazendo nova descobertas no que diz respeito a obesidade humana. Recentemente, cientistas australianos identificaram novo gene para controlar o apetite humano (Beacom), que beneficiará as pessoas com esse problema. Essa informação e mais outra, dando conta que há uma relação entre o stress e gordura localizadas em mulheres de peso normal, divulgada pela Dra. Elissa Epel da Universidade da Califórnia despertaram o interesse não de profissionais como do público em geral.

11/10/2000

Mal de Alzheimer: descoberta apresenta novas evidências


Estudos genéticos sobre o Mal de Alzheimer (demência precoce) apresenta novas conclusões sobre essa doença, que costuma ser de instalação insidiosa. Tornando-se freqüentemente evidente a partir de um mínimo de stress. O diagnóstico definitivo depende de aprofundada investigação neurológica, mas costuma ser identificada em exames clínicos.

11/10/2000 e 13/10/2000

Novas informações e maior polêmica sobre câncer do intestino e do colon


Estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition analisa o papel da luteína, que é uma substância encontrada nos brócolis, espinafre, tomate, cenoura, alface e laranja. A qual pode ajudar a evitar o câncer do colon . Essa doença é a segunda causa por morte nos EUA e 90% de suas vítimas têm em torno de 50 anos.

A substância age nas células do intestino tornado-as menos susceptíveis ao ataque de radicais livres. No entanto, uma dieta rica em gordura pode elevar a probabilidade de a pessoa desenvolver a doença. Em contrapartida, outro estudo, conduzido pela Organização Européia de Prevenção ao Câncer, realizado em 10 países, chegou à conclusão que os suplementos ricos em fibras aumentam a possibilidade de adenomas, que são crescimentos no cólon que podem se tornar cancerosos. A polêmica no assunto perdura.

13/10/2000

Cafeína ajuda a diminuir a dor de cabeça


Uma xícara de café pode ajudar a combater a dor de cabeça, mostra um estudo americano, aprovado pelo médico brasileiro Alexandre Feldman. A Cafeína pode ser um valioso componente no tratamento das dores de cabeça.

A informação foi divulgada através de estudo realizado pela Cínica Diamon de Chicago ao analisar 301 pessoas que sofrem regularmente de dores na cabeça. Os pesquisadores detectaram que uma combinação de Ibprofen e cafeína é a forma mais eficiente de combater o mal, pois 80% dos pacientes que tomaram as duas drogas tiveram uma redução significativa da dor de cabeça, contra 67% que tomaram só ibuprofen e 61% somente cafeína.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários