Notícias de saúde

Duração do sobrepeso na vida adulta, obesidade e risco de câncer no estudo Women’s Health Initiative

17 de outubro de 2016 (Bibliomed). Quanto mais tempo uma mulher permanecer acima do peso ao longo de sua vida, maior o seu risco de vários tipos de câncer. Isso é o que indica um estudo publicado na revista PLoS Medicine.

As novas descobertas são baseadas em dados da Women's Health Initiative. No início da pesquisa, os investigadores mediram o peso atual das mulheres e sua altura, e pediu-lhes para anotar o seu peso nas idades 18, 35 e 50. Ao longo dos doze anos seguintes, 6.301 mulheres desenvolveram algum tipo de câncer que tem sido associado à obesidade, tais como cânceres da mama, do ovário, do endométrio, do cólon, do rim, do fígado, ou do pâncreas.

Os pesquisadores descobriram que as chances de cânceres relacionados com a obesidade aumentaram 7% para cada dez anos em uma mulher tinha permanecido excesso de peso. Em particular, cada aumento de dez anos na idade adulta da duração do excesso de peso foi associado com um aumento de cinco e 17% no risco de câncer da mama e câncer do endométrio na pós-menopausa, respectivamente. Estes números subiram para oito e 37%, respectivamente, com o ajuste da intensidade do excesso de peso.

Portanto, este estudo mostrou que um longo período de sobrepeso e obesidade está associado a um risco aumentado de desenvolver vários tipos de câncer. Além disso, o grau de excesso de peso durante a vida adulta pareceu desempenhar um papel importante no risco de desenvolvimento de câncer, especialmente para o câncer do endométrio.

Fonte: PLOS Medicine. DOOI:10.1371/journal.pmed.1002081

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários