Notícias de saúde

Adultos usam dispositivos eletrônicos enquanto dirigem

06 de agosto de 2015 (Bibliomed). Indivíduos adultos mais velhos com frequência fazem uso de dispositivos eletrônicos durante a condução de veículos,  potencialmente capazes de levar à distração, de acordo com um estudo publicado na revista Journal of the American Geriatrics Society.

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, Estados Unidos, examinaram a prevalência e frequência de uso de aparelhos de tecnologia em uma amostra de adultos mais velhos. Uma centena de participantes com 65 anos ou mais completou uma pesquisa que consiste de 37 perguntas e avalia o tipo e grau de uso de dispositivo eletrônico durante a condução.

Os pesquisadores descobriram que 91% dos participantes usaram o rádio e 79% ajustaram controles no painel. Além disso, 56% usaram o telefone celular e 39% usaram um sistema de posicionamento global. Apenas 3% relataram trocar mensagens de texto durante a condução, e nenhum deles trocou e-mails com uso de um smartphone. As mulheres tinham mais probabilidade de possuir um smartphone do que os homens.

Assim, o estudo concluiu que, dados os perigos de condução distraída encontrados em outras pesquisas, em conjunto com a frequência de atividades de condução distraída devido a tecnologias dentro dos carros encontrados neste estudo, o uso de dispositivos eletrônicos pode estar colocando os adultos mais velhos e a sociedade sob maior risco de acidentes com veículos automotores.

Fonte: Journal of the American Geriatrics Society. Volume 63, Issue 6, pages 1251–1254, June 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários