Notícias de saúde

Levantar pesos traz benefícios para as sobreviventes o câncer de mama

26 de junho de 2015 (Bibliomed). Para sobreviventes do câncer da mama, o levantamento de pesos lento e progressivo pode reduzir a incidência de deterioração da função física em comparação com os cuidados habituais, de acordo com um estudo publicado na revista Journal of Clinical Oncology em maio de 2015.

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, realizaram um estudo randomizado de 12 meses de levantamento lento e progressivo de peso duas vezes por semana, ou então o tratamento padrão,  em 295 sobreviventes do câncer não-metastáticos da mama. Os autores avaliaram deterioração da função física após 12 meses.

Descobriu-se que 16,3% dos 147 pacientes no grupo controle e 8,1% de 148 pacientes no grupo de levantamento de peso apresentaram deterioração da função física após 12 meses (risco relativo, 0,49). Não houve eventos adversos graves ou inesperados observados em associação com o levantamento de peso.

Segundo os autores, estudos futuros devem comparar diretamente a eficácia do levantamento de peso com outras modalidades de exercício, tais como caminhadas rápidas.

Fonte: Journal of Clínical Oncology. doi: 10.1200/JCO.2014.57.7395

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários