Notícias de saúde

Sobreviventes do câncer de mama tendem a ganhar mais peso

22 de setembro de 2015 (Bibliomed). Entre as mulheres com uma história familiar de câncer da mama, aquelas que sobrevivem à doença tendem a ganhar mais peso do que as mulheres que estão livres do câncer, sugere uma nova pesquisa. O estudo foi publicado online em 15 de julho de 2015 na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Os autores da pesquisa compararam 303 sobreviventes de câncer de mama com 307 mulheres que estavam livres do câncer. Todos eram participantes de um estudo das mulheres com um risco familiar de câncer de mama e de ovário. As mulheres com mutações BRCA1 e BRCA2 foram incluídas.

No geral, sobreviventes do câncer de mama ganharam uma média de cerca de 1,816 quilos a mais do que suas contrapartes livres de câncer nos primeiros cinco anos após o diagnóstico. Aquelas que foram diagnosticados com câncer de mama receptor de estrogênio negativo ganharam uma média de 3,17 quilos a mais do que as mulheres sem câncer. E aquelas que receberam quimioterapia ganhou ainda mais peso. Na verdade, as sobreviventes que tinham recebido quimioterapia eram duas vezes mais propensas a terem ganho pelo menos 4,994 quilos, em comparação com as mulheres sem câncer.

Fonte: Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. doi: 10.1158/1055-9965.EPI-15-0212.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários